quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A QUÍMICA DAS CORES

Os alunos da 3ª fase do 3º ciclo “A” visitaram no dia 04/10/2012 no período matutino a gráfica Gerdan. O funcionário Marcelo atendeu prontamente a todos os alunos dando diversas explicações sobre o funcionamento da gráfica, elucidando passo a passo o processo da criação da arte, de impressão em papel vegetal, da impressão em folha de alumínio, da revelação da folha e da impressão colorida.
Esse trabalho foi muito importante, pois os alunos puderam conhecer uma admirável profissão, perceber como a partir do uso das três cores primárias ( magenta, ciano e amarelo) pode-se formar todas as outras cores. Os alunos fizeram diversas anotações, tiraram muitas fotos e posteriormente montarão um mural expondo a visita.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Projeto “Um poema em cada árvore”

Foi realizado no dia 21/09, o projeto “Um poema em cada árvore”, esta é uma ação de incentivo à leitura idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia na cidade de Governador Valadares-MG, desde agosto de 2010. Nesta edição comemorativa ao DiaNacional da Árvore a ação aconteceu simultaneamente em 83 cidades brasileiras como parte de uma mobilização envolvendo uma rede de poetas, educadores, estudantes, agentes culturais e sociais.
Essa iniciativa Finalista do Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela Organização dos Estados Ibero-americanos, Ministérios da Cultura e Educação e Fundação Santillana(Espanha).
Em Juína a mobilização foi realizada envolvendo estudantes da E. E. 7 de Setembro, as professoras Maria Aparecida, Sandra, Sônia e contou com o apoio da equipe gestora da Instituição. A professora Sandra desenvolveu com os alunos da 3ª fase do 2º ciclo a produção de poemas sobre a cidade de Juína. Já as professoras Maria Aparecida e Sônia, ficaram responsáveis pela divulgação dos poemas, sendo os mesmos expostos nas árvores do pátio da escola, e também na Praça da Bíblia no centro da cidade.
Os alunos participaram ativamente da mobilização, e durante a atividade os mesmos perceberam que já havia pessoas que circulavam pela praça lendo os poemas e alguns demostravam um sorriso em seu rosto quando acabavam de ler o poema. Indagados alguns leitores, acharam interessante a proposta, ler um poema exposto em uma árvore, na praça da cidade. Os estudantes gostaram muito dos poemas. Desde a estrutura de alguns e a própria essência do texto. A articuladora local e professora Sônia Mara Rogoski, conclui como gratificante ao ver que as pessoas são capazes sim, de disporem de um tempinho do seu dia-a-dia, para lerem um poema. A leitura é sempre bem vinda em nossa vida, independentemente de idade e grau de escolaridade, com essa iniciativa é possível proporcionar esse momento de leitura para um público, que muitas vezes não lê.