quinta-feira, 4 de outubro de 2012
A QUÍMICA DAS CORES
Os alunos da 3ª fase do 3º ciclo “A” visitaram no dia 04/10/2012 no período matutino a gráfica Gerdan. O funcionário Marcelo atendeu prontamente a todos os alunos dando diversas explicações sobre o funcionamento da gráfica, elucidando passo a passo o processo da criação da arte, de impressão em papel vegetal, da impressão em folha de alumínio, da revelação da folha e da impressão colorida.
Esse trabalho foi muito importante, pois os alunos puderam conhecer uma admirável profissão, perceber como a partir do uso das três cores primárias ( magenta, ciano e amarelo) pode-se formar todas as outras cores. Os alunos fizeram diversas anotações, tiraram muitas fotos e posteriormente montarão um mural expondo a visita.
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Projeto “Um poema em cada árvore”
Foi realizado no dia 21/09, o projeto “Um poema em cada árvore”, esta é uma ação de incentivo à leitura idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia na cidade de Governador Valadares-MG, desde agosto de 2010. Nesta edição comemorativa ao DiaNacional da Árvore a ação aconteceu simultaneamente em 83 cidades brasileiras como parte de uma mobilização envolvendo uma rede de poetas, educadores, estudantes, agentes culturais e sociais.
Essa iniciativa Finalista do Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela Organização dos Estados Ibero-americanos, Ministérios da Cultura e Educação e Fundação Santillana(Espanha).
Em Juína a mobilização foi realizada envolvendo estudantes da E. E. 7 de Setembro, as professoras Maria Aparecida, Sandra, Sônia e contou com o apoio da equipe gestora da Instituição. A professora Sandra desenvolveu com os alunos da 3ª fase do 2º ciclo a produção de poemas sobre a cidade de Juína. Já as professoras Maria Aparecida e Sônia, ficaram responsáveis pela divulgação dos poemas, sendo os mesmos expostos nas árvores do pátio da escola, e também na Praça da Bíblia no centro da cidade.
Os alunos participaram ativamente da mobilização, e durante a atividade os mesmos perceberam que já havia pessoas que circulavam pela praça lendo os poemas e alguns demostravam um sorriso em seu rosto quando acabavam de ler o poema. Indagados alguns leitores, acharam interessante a proposta, ler um poema exposto em uma árvore, na praça da cidade. Os estudantes gostaram muito dos poemas. Desde a estrutura de alguns e a própria essência do texto. A articuladora local e professora Sônia Mara Rogoski, conclui como gratificante ao ver que as pessoas são capazes sim, de disporem de um tempinho do seu dia-a-dia, para lerem um poema. A leitura é sempre bem vinda em nossa vida, independentemente de idade e grau de escolaridade, com essa iniciativa é possível proporcionar esse momento de leitura para um público, que muitas vezes não lê.
Essa iniciativa Finalista do Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela Organização dos Estados Ibero-americanos, Ministérios da Cultura e Educação e Fundação Santillana(Espanha).
Em Juína a mobilização foi realizada envolvendo estudantes da E. E. 7 de Setembro, as professoras Maria Aparecida, Sandra, Sônia e contou com o apoio da equipe gestora da Instituição. A professora Sandra desenvolveu com os alunos da 3ª fase do 2º ciclo a produção de poemas sobre a cidade de Juína. Já as professoras Maria Aparecida e Sônia, ficaram responsáveis pela divulgação dos poemas, sendo os mesmos expostos nas árvores do pátio da escola, e também na Praça da Bíblia no centro da cidade.
Os alunos participaram ativamente da mobilização, e durante a atividade os mesmos perceberam que já havia pessoas que circulavam pela praça lendo os poemas e alguns demostravam um sorriso em seu rosto quando acabavam de ler o poema. Indagados alguns leitores, acharam interessante a proposta, ler um poema exposto em uma árvore, na praça da cidade. Os estudantes gostaram muito dos poemas. Desde a estrutura de alguns e a própria essência do texto. A articuladora local e professora Sônia Mara Rogoski, conclui como gratificante ao ver que as pessoas são capazes sim, de disporem de um tempinho do seu dia-a-dia, para lerem um poema. A leitura é sempre bem vinda em nossa vida, independentemente de idade e grau de escolaridade, com essa iniciativa é possível proporcionar esse momento de leitura para um público, que muitas vezes não lê.
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
ATIVIDADE PROPOSTA NO ALFABELETRAR
Professora: Clair de Fátima Corrêa Dudar
Turma: 3ª fase do 1º ciclo “A”
Período: Matutino
Capacidade: Realiza correspondência entre unidades, dezenas e centenas.
Jogo: Nunca dez com material dourado.
* Organize a sala em grupos de três ou quatro;
* Cada grupo utiliza dois dados e peças do material dourado;
* Um aluno de cada grupo faz o papel de caixa ou juiz;
* Cada aluno na sua vez de jogar, lança os dados e retira a quantidade de cubinhos do caixa, conforme a quantidade que saiu no dado;
* Sempre que um jogador soma dez unidades (cubinhos), troca por uma dezena (barrinha);
* Quem junta primeiro dez dezenas, troca pela centena (placa) e ganha o jogo;
* A brincadeira prossegue por 3 rodadas para revezar o caixa.
OBS: O mínimo de material necessário, são 18 unidades, 18 barrinhas e uma placa para cada grupo. As fotos , algumas estratégias de jogo e registros dos alunos.
Professora: Clair de Fátima Corrêa Dudar
Turma: 3ª fase do 1º ciclo “A”
Período: Matutino
Capacidade: Realiza correspondência entre unidades, dezenas e centenas.
Jogo: Nunca dez com material dourado.
* Organize a sala em grupos de três ou quatro;
* Cada grupo utiliza dois dados e peças do material dourado;
* Um aluno de cada grupo faz o papel de caixa ou juiz;
* Cada aluno na sua vez de jogar, lança os dados e retira a quantidade de cubinhos do caixa, conforme a quantidade que saiu no dado;
* Sempre que um jogador soma dez unidades (cubinhos), troca por uma dezena (barrinha);
* Quem junta primeiro dez dezenas, troca pela centena (placa) e ganha o jogo;
* A brincadeira prossegue por 3 rodadas para revezar o caixa.
OBS: O mínimo de material necessário, são 18 unidades, 18 barrinhas e uma placa para cada grupo. As fotos , algumas estratégias de jogo e registros dos alunos.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
ESCOLA ESTADUAL 7 DE SETEMBRO
TURMA: 3ª FASE DO 1º CICLO “A”
PERIODO: MATUTINO
PROFESSORA: CLAIR DE FATIMA CORREA DUDAR
PERIODO: DE 13 A 17 DE AGOSTO DE 2012
CONCURSO: DE LOGO MARCA (DESENHO)
REALIZAÇÃO: SEDUC/MT
TEMA: PAZ NA ESCOLA
OBJETIVO:
O Concurso de Logo Marca (desenho), Composição Musical e Teatro, instituído e realizado pela Secretaria de Estado de Educação – SEDUC destina-se aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas estaduais, e pretende despertar nos estudantes o interesse pelo assunto proposto, além de promover a reflexão e o debate sobre o tema “Paz na Escola”, no ambiente escolar.
TURMA: 3ª FASE DO 1º CICLO “A”
PERIODO: MATUTINO
PROFESSORA: CLAIR DE FATIMA CORREA DUDAR
PERIODO: DE 13 A 17 DE AGOSTO DE 2012
CONCURSO: DE LOGO MARCA (DESENHO)
REALIZAÇÃO: SEDUC/MT
TEMA: PAZ NA ESCOLA
OBJETIVO:
O Concurso de Logo Marca (desenho), Composição Musical e Teatro, instituído e realizado pela Secretaria de Estado de Educação – SEDUC destina-se aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas estaduais, e pretende despertar nos estudantes o interesse pelo assunto proposto, além de promover a reflexão e o debate sobre o tema “Paz na Escola”, no ambiente escolar.
Assinar:
Postagens (Atom)