segunda-feira, 4 de junho de 2012

Releitura
A professora Sônia Rogoski, docente de Artes, realizou com os alunos do 2º ano do 3º ciclo, uma atividade sobre a releitura do quadro da Mosalisa de Leonardo da Vinci.
Num primeiro momento os alunos, estudaram o movimento artístico Renascimento, pesquisaram no laboratório de informática pinturas, esculturas e demais produções produzidas nesse período, a biografia e relato suscinto sobre o quadro Monalisa.
Depois em sala, os alunos fizeram a releitua do quadro, durante a atividade os alunos demonstraram-se muito interessados e envolvidos na produção. Foi utilizado recortes de revista e jornais, tecido, tinta guache, pincéis, cola, tesoura e cartolina.
Depois da produção, os trabalhos foram expostos no mural da escola. E as reações e observações dos demais alunos, ao verem eram as mais diversas, desde surpresa, encantamento, como também críticas.
De volta ao passado de Juína
Os alunos do 3º ano do 3º ciclo do período matutino, participaram de um bate-papo bem proveitoso com a senhora Ivani Dalla Valle, pioneira da cidade de Juína, que veio até a E.E. 7 de Setembro, para conter sua experiência de vida quando chegou até hoje.
Ela como pioneira muitas coisas viu e viveu. Contou das dificuldades do início de tudo:saúde, estradas precárias, dificuldade até dos alimentos chegarem até Juína, o racionamento de energia. E lembrou com saudades das conquistas: a primeira escola, a emancipação política do município.
A senhora Ivani Dalla Valle, também trouxe fotos do início da colonização de Juína. Os alunos admiraram-se ao verem como era e como ficou Juína.
Essa foi mais uma atividade realizada pelas professoras Sônia e Maria.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Visita ao Museu
Com a intenção de promover a interdisciplinariedade as professoras de Artes Sônia Mara Rogoski e de História Maria Gomes.Promoveram com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do período matutino, visita ao Museu Salesiano dos Povos da Floresta, museu este idealizado e m antido pela Igreja Católica. Os alunos puderam ter um contato maior com a cultura dos povos indígenas da região: Cinta-Larga, Rikbatsa, Enawenê – Nawê, bem como conhecer a realidade dos mesmos ao visualizarem como é o cotidiano, o modo da pesca dos Enawenê – Nawê.
Após a visita, os alunos produziram um relatório, expondo sua experiencia, os conhecimentos adquiridos. Os alunos se encantaram com tudo, pois mesmo morando em Juína, a maioria dos alunos nunca haviam visitado o museu.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Desenvolvimento do raciocínio lógico.
Dia: 22/05/2012
Turma: 3ª fase do 1º ciclo “A” Matutino
Professora: Clair de Fátima Corrêa Dudar.
Jogo da pirâmide: multiplicação
Material: giz e 2 pedrinhas.
Passo a passo:
1- Dividir a turma em 2 grupos;
2- Riscar a pirâmide do modelo no chão.
Regras do jogo: 1- O 1º grupo lança sobre a pirâmide as 2 pedrinhas;
2- O outro grupo responderá o resultado da multiplicação desses dois números;
3- Se a tabuada for até a do 5, vale 1 ponto e se for a tabuada do 6 em diante, valem 2 pontos;
4- O grupo que acertar o resultado ganha pontos;
5- Vence o grupo com maior número de pontos.
Bibliografia:
Souza, Andreia F. De
Matemática: primeiros passos: números e operações, espaços e formas/ Andreia F. De Souza, Ivete Raffa, Silvia da Silva F. De Souza—Arujá. SP: Giracor; 2008.
OBS: Neste dia recebemos a visita da Coordenadora Mirna Alves.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Desenvolvimento da capacidade de produção de escrita com tema “peixe no aquário”
Turma: 3ª fase do !º ciclo “A” Matutino
Professora: Clair de Fátima Corrêa Dudar.
O peixinho triste
Era um peixinho feliz que brincava todos os dias com seus amigos no mar. Um dia eles foram num lugar cheio de pescadores e eles pescaram o peixinho e o levaram para um aquário. O peixinho muito triste se escondeu nas pedras e se fingiu de morto e os pescadores jogaram ele de novo no mar e o peixinho voltou para casa feliz.
Marcos Vinicius Pereira da Silva
O peixe e seu aquário
Havia um peixe que vivia no mar aberto, onde via o pôr do sol amarelinho e ouvia os passarinhos cantar e falava: __ Que lindo dia de sol, os passarinhos cantando, as flores, as rosas, os cravos e os girassóis se abrindo! Quando de repente uma rede apareceu e o peixinho nadou, nadou mas não conseguiu escapar e pegaram ele e levaram para um aquário. O aquário era muito pequeno e ele brincava sozinho na solidão.
Rafaelly Eduarda Felismino de Arruda
O peixinho teimoso
Era uma vez um peixinho ele teimava muito. A mãe do peixinho falou a ele para ir em casa e ele não foi. De noite os pescadores foram pescar e pegaram o peixinho. Quando o peixinho acordou estava num aquário e disse: __ Se tivesse escutado minha mãe, não estaria aqui!
Suzany Ribeiro Vieira de Lima
O peixinho no aquário
Era uma vez um peixinho muito feliz no seu grande aquário novo. Quando viu um gato com uma vontade de comer peixe! Daí o João colocou o gato para fora e trancou as portas e janelas da casa e o peixinho ficou muito feliz.
Yves de Oliveira Pardim
O peixinho
Era uma vez um lindo peixinho que morava no alto mar com sua família e seus amigos. Ele estava muito contente e dizia sempre: __ Eu nunca vou querer sair daqui! Mas tinha um pequeno problema os pescadores queriam pegar o peixinho, porque ele era muito bonito. Porém o pior aconteceu o pescador conseguiu pegar o pobre peixinho e ele ficou morando pro resto da vida no aquário pequenino.
Jucilayne Fernandes Siqueira

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Relatório do Programa Saúde na Escola-PSE

Professora: Clair de Fátima Corrêa Dudar
Número de educandos atingidos: 27
Turma: 3ª fase do 1º ciclo “A” Período: Matutino

Linhas de ações:
1) Ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável: realizar atividade educativa sobre promoção de alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar, considerando os alimentos regionais;
2) Promoção das práticas corporais e atividade física nas escolas; oferecer práticas corporais orientadas, relacionadas à realidade da comunidade, incluídas no cotidiano escolar.

O que foi desenvolvido:
* Pesagem e medição da altura de cada um, elaboração de gráficos;
* Incentivo para uma alimentação a base de frutas, legumes, verduras e grãos; preparação de uma salada de frutas com arrecadação dos próprios alunos e com produtos da região;
* Preenchimento de cruzadinha envolvendo legumes e frutas;
* Leitura e produção de textos, poema e canção com o tema; vídeo;
* Elaboração de gráfico com a fruta preferida pela turma;
* Promoção de atividades físicas no parquinho e no pátio da escola com brincadeiras: lenço-atrás, roubo da bandeira, pula cordas, escorregador, gangorra, balanço,...